Neste ano, um leopardo será uma das figuras mais comentadas no cenário futebolístico mundial. O animal inspirou a criação da mascote da Copa do Mundo 2010, que ocorrerá entre os dias 11 de junho e 11 de julho na África do Sul. O personagem chama-se Zakumi, que é um nome composto. Na língua local "ZA" significa África do Sul e "kumi" é o número dez em vários idiomas africanos.
Simbologias de Zakumi
De acordo com o porta-voz do comitê organizador da Copa, Tim Modise, Zakumi também pode ser entendido como "vem aqui" em alguns idiomas sul-africanos. Para os estrangeiros, o bicho, que é símbolo da fauna local, será um ícone para lembrar as mudanças políticas no país. Para isso, seus idealizadores criaram uma história de vida repleta de significados: Zakumi nasceu em 1994, mesmo ano da democracia na África do Sul (no fim do apartheid) e é jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso.
A ideia é utilizar a mascote como inspiração para jovens e adultos de todos os países. Para isso, ela foi desenhada com feições simpáticas e uma curiosa cabeleira verde, que combinará com a grama dos campos de futebol. A concepção do design é de Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. Ele trabalha no estúdio Wireframe, especializado em campanhas publicitárias virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário