O Projeto


Ficha Técnica

Créditos: Projeto elaborado pelos professores de Educação Física da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi; 
Desenvolvido de forma interdisciplinar por todo o corpo docente da escola; 
Auxiliado por todos os profissionais da escola;
Apoiado pela direção administrativa da instituição. 
Público-alvo: 6º ao 9º ano e Aceleração I e II do Ensino Fundamental II.
Duração: 2 meses (2º Bimestre).
Apresentação: Projeto que trabalha o tema: Copa do Mundo de Futebol e também o tema do programa: “O Caráter Conta” – Respeito, e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações.

  1. Tema
Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!

  1. Delimitação
Este estudo abordará as etapas do trabalho de Educação Física em coordenar e estruturar as tarefas diárias no decorrer do segundo bimestre letivo para a aplicação interdisciplinar dos conteúdos pedagógicos direcionados para o assunto: Copa do Mundo 2010 – África do Sul e para o pilar do programa “O Caráter Conta” - Respeito.

  1. Justificativa 
O futebol é o esporte de maior destaque em nosso país. Com ele vivemos grandes momentos, como: as conquistas dos importantes campeonatos mundiais; as vitórias dos nossos clubes do coração; a integração e a socialização nos campos de futebol; o prazer em ver os adolescentes amadurecendo com o contato físico com a bola, a preferência dos alunos por este esporte dentro das escolas, enfim, através de todas essas glórias que o futebol proporciona aos cidadãos brasileiros, podemos aproveitar para trabalhar o conhecimento das diversas áreas do ensino, dentro da escola. Por este motivo este projeto contempla a possibilidade de os alunos estudarem de forma prazerosa e interdisciplinar, através de um dos assuntos que eles mais se interessam na escola: o futebol.

  1. Problema
Trabalhando o pilar Respeito, do programa “O Caráter Conta” junto ao projeto Copa do Rosa – Respeito é o que Interessa! Os alunos poderão melhorar o respeito mútuo e a maneira de se relacionar dentro da escola e posteriormente junto à sociedade? 

  1. Objetivo Geral
Desenvolver um planejamento de ensino interdisciplinar para a construção do conhecimento e do respeito através do assunto: Copa do Mundo 2010 – África do Sul.  Eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

  1. Objetivos Específicos
·        Elaborar um campeonato de futsal (Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!);
·        Enfeitar a escola para assistir os jogos da Copa do Mundo 2010 – África do Sul;
·        Trabalhar o programa “O Caráter Conta”  (Pilar Respeito) - junto do projeto: Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!

Metodologia de Ensino

9.1 Tipo de Pesquisa

Este projeto caracteriza-se por ser uma Pesquisa Descritiva e um Estudo de Campo onde as informações serão colhidas através de pesquisas bobliográficas, internet, das observações feitas durante o período de estudo para a construção de vários conhecimentos relacionados à Copa do Mundo 2010 – África do Sul e principalmente para obter a conscientização dos alunos referente ao tema do programa “O Caráter Conta” – respeito.

9.2 População

Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e aceleração) dos períodos: matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi, localizada no bairro Jardim Paraíso, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina.

9.3 Amostra

Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e aceleração) dos períodos: matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi, localizada no bairro Jardim Paraíso, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina. 

9.4 Instrumentos de Pesquisa

No início da execução do projeto (01/05/2010) será apresentado aos alunos um questionário com perguntas relacionadas ao entendimento da palavra respeito. Esse pré-teste servirá de pesquisa para se saber o nível de respeito que os alunos vem tendo com as diversas situações apresentadas no seu cotidiano. A Copa do Mundo 2010 – África do Sul servirá de exemplo para os professores apresentarem as diversidades entre os povos e as diversas situações de respeito a que serão submetidos os povos, os clubes, as delegações, enfim, as pessoas que se farão presentes lá.
Ao final da execução do projeto (10/07/2010) serão apresentadas as mesmas perguntas (pós-teste) elaboradas no pré-teste para se saber o quanto os alunos absorveram o conhecimento da palavra respeito e quais as atitudes que mudaram o comportamento desses alunos.

9.5 Coleta de Dados

Os dados serão obtidos através de pesquisas bibliográficas elaboradas pelos professores das diversas áreas do conhecimento, através de pesquisas na internet, na biblioteca da escola, através de artigos de jornais, matérias da rede televisiva e também nas aulas práticas e teóricas aplicadas durante o decorrer do projeto.

9.6 Aplicação das Aulas

·        Todos os professores terão total autonomia para optar em trabalhar o projeto: Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!
·        Os conteúdos apresentados pelos professores serão os mesmos relacionados com o seu planejamento, apenas procurando adaptá-los as realidades vivenciadas em uma Copa do Mundo de Futebol e  também incluindo o tema respeito em seu dia-a-dia das aulas do segundo bimestre.
·        Em primeiro plano a escola será enfeitada para receber a Copa do Mundo 2010 – África do Sul. As bandeirolas poderão servir de enfeite para uma futura festa Junina/Julina.
·        Será apresentado um quadro de exposição para a contagem regressiva dos dias que faltarão para começar a Copa do Mundo 2010 – África do Sul.
·        As salas representarão os 32 países que participarão da Copa do Mundo 2010 – África do Sul. Cada sala será auxiliada pelo seu professor regente para o cumprimento das tarefas da gincana e dos trabalhos produzidos pela turma.
·        Cada turma montará sua equipe de futsal com 10 participantes (5 masculino e 5 feminino), formando assim apenas uma equipe que terá que alternar em campo dois jogadores masculinos e dois jogadores femininos, já trabalhando o tema do programa “O Caráter Conta” - Respeito.
·        Serão feitas as bandeiras de cada país e expostas na porta da sala de aula.
·        As equipes terão que participar da Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa! Devidamente uniformizados com coletes confeccionados em TNT (cada sala representará o seu país com as cores relacionadas à sua bandeira), bermuda, tênis e meias.
·        Será feito no dia da copa um desfile dos países que representarão a copa do mundo com a solenidade de abertura. A Fanfarra do Rosa fará sua apresentação e também será apresentada a bandeira do Brasil para a execução do Hino Nacional Brasileiro.