Sugestões de Trabalhos Interdisciplinares


Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes, etc. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
  • Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um mascote para representar o Brasil. Cada sala pode desenvolver o mascote do seu país.
  • Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
  • Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
  • Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
  • Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com os lugares que foram construídos.
Ciências Naturais
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões de atividades:
  • Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado por ela, somente energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
  • Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
Educação Física
Batendo um bolão
A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões de atividades:
  • Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
  • Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
  • Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
  • Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
  • Discussão sobre as causas da violência nos estádios - e sugestões de como solucionar esse grave problema social.
Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos daÁfrica do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
  • Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
  • Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
  • A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
  • Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias). 
História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional";
  • Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
  • Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol;
  • Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos; 
Língua Estrangeira
Estádio de Babel
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.

Sugestões de atividades:
  • Troca de e-mails com estudantes de outros países;
  • Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções;
  • Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta;
  • Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa;
  • Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro;
  • Traduções dos hinos dos países que participarão da copa do mundo. 
Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo;
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos;
  • Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
  • Estudo e interpretação do hino nacional brasileiro.
Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:
  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
  • Identificação de formas geométricas no campo;
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete;
  • Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio;
  • Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;
  • Criar problemas.
Temas Transversais
 Preconceitos e discriminação (Respeito – tolerância às diferenças)
6º ao 9º ano
  • Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
  • Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
  • Pesquise sobre o avanço das conquista femininas desde o século XIX até os dias atuais. "O que foi conseguido e o que ainda falta conseguir?" ( E no esporte: Qual foi o seu avanço).
  • Questione o papel da mulher retratada na literatura. Sugiro algumas das "heroínas" mais conhecidas: Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis)
Luísa ( O primo Basílio- Eça de Queiroz)
Emma (Madame Bovary- Gustave Flaubert)
Lúcia ( Lucíola _ José de Alencar)
Aurélia ( Senhora - José de Alencar)
Iracema ( Iracema - José de Alencar
Ceci ( O Guarani- José de Alencar)