Caráter Conta - Respeito

   O Programa “O Caráter Conta”

O programa “O Caráter Conta” é uma parceria entre a ONG “Os Companheiros da América”, Virginia State University, IEPES, GERED e Secretaria Municipal de Educação de Joinville. Seu principal objetivo é a construção de uma cultura da paz nas escolas por meio de uma sistematização de valores nas atividades pedagógicas.
O Programa tem como finalidade desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter dos educandos, através de atividades educativas sistemáticas, permanentes e abrangentes que promovam o convívio mais harmônico e ético entre as pessoas.

O programa baseia-se em 6 pilares que representam os seguintes valores fundamentais representados por diferentes cores:

Zelo

Cor: vermelho (lembra coração, afeto e cuidado). Ser gentil, compassivo e demonstrar preocupação. Expressar gratidão e ajudar as pessoas em necessidade.

Respeito

Cor: amarelo (regra de ouro). Pessoas respeitosas dão aos outros as informações de que necessitam, aceitam as diferenças, não magoam os outros, respeitam os direitos dos outros.

Responsabilidade

Cor: verde (crescimento como árvore). Para viver em harmonia, devemos fazer a nossa parte, pessoas éticas e responsáveis assumem seus compromissos, agem conforme o que é certo.

Sinceridade

Cor: azul (confiança). Ser honesto, confiável. Fazer o que disse que iria fazer. Não enganar, nem fraudar ou roubar. Ter coragem para fazer o que é certo.

Justiça

Cor: laranja (lembra a divisão de partes iguais de uma laranja). Agir de acordo com as regras. Não tirar vantagem sobre os outros. Aguardar a vez e compartilhar.

Cidadania

Cor: Roxo (representa a cor do poder). Cooperar, fazer sua parte para melhorar a escola e a comunidade. Manter-se informado, votar. Participação, envolvimento e contribuição.
Pilar Respeito na Copa do Mundo 2010 – África do Sul
·        Seja tolerante às diferenças (culturas dos diversos povos);
·        Considere os sentimentos dos outros (Quais são os principais sentimentos dos países que disputarão a Copa do Mundo 2010 – África do Sul?);
·        Não ameace, agrida ou  machuque ninguém (Quais são as principais ameaças, agreções e lesões que podem ocorrer em uma Copa do Mundo de Futebol?);
·        Lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos (Como lidar com a derrota no futebol? Quais são os principais motivos que provocam desacordos em uma Copa do Mundo de Futebol?)

    Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito. Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, sem dúvida alguma das duas maiores chagas da Humanidade. Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante. Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito às mais comezinhas regras de convivência em coletividade, ainda que não escritas. De igual modo, se vamos a um teatro assistir a uma palestra e, além do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado com o intuito de guardá-lo para um amigo que está atrasado, evidentemente estaremos nos comportando com reprovável egoísmo, em detrimento de outras pessoas, que já chegaram àquele auditório, mas que não podem se utilizar dos assentos porque já estão "ocupados". Egoísmo e falta de respeito. São milhares os exemplos, que estão ao nosso redor, de egoísmo e de orgulho, assim como de sua filha predileta, a vaidade. E é facílimo concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que o brocardo popular diz que "respeito é bom e eu gosto". Todos gostam. Se assim, é de todo conveniente que perguntemos: o que será preciso fazer para introduzir o respeito entre nós, de modo generalizado? Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação. Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaríamos ser tratados. É claro que esse aprendizado é lento e há de ser alcançado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade férrea de acertar e com os formidáveis recursos da disciplina e da determinação para alcançar esse desiderato. Mas, que não percamos de vista, não há nenhuma razão para desânimo, uma vez que a própria Natureza não dá saltos, de maneira que tudo se consegue devagar, devagarinho, a pouco e pouco. É importante, importantíssimo, assim, que cada um faça a sua parte e faça-a bem, com o máximo de esmero, com o que estará prestando notável tributo para a harmonia e para o equilíbrio das relações humanas! E o respeito começa em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar a outrem. O respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura de Deus, que um dia atingirá a perfeição relativa e a felicidade suprema, destino final de todos os seres humanos. Todos nós aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre! (Jornal Mundo Espírita de Maio de 1999). 


          Análise e Interpretação dos Dados
O questionário de pré-teste e pós-teste servirá para se fazer uma análise no período em que o pilar respeito do programa: “O Caráter Conta”  serái aplicado na escola e qual será o efeito causado, na atitude dos alunos, referente a este tema.
Questionário Pré-Teste (01/05/2010) – responder com a máxima sinceridade.
1. Você costuma olhar nos olhos e cumprimentar as pessoas com expressões de: Bom dia! Boa tarde! Boa Noite!?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
2. É hábito beijar o pai, a mãe, seus familiares e/ou os seus responsáveis diariamente?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
3. Ao andar de ônibus, você costuma ceder o seu lugar para as pessoas mais velhas, grávidas, deficientes, etc?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
4. Você tem bons hábitos alimentares e pratica e respeita os horários de refeições acompanhado dos seus familiares e tem costume de não desperdiçar sua alimentação?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
5. Você pede desculpas para as pessoas que você, de repente, sem querer, ofendeu?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
6. Você acha que há respeito por parte dos alunos em relação aos professores da escola?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
7.  Você tem tratado seus companheiros da escola com respeito, procurando ouvi-los e se importando verdadeiramente com eles, evitando agredi-los e deixando de proferir palavras de baixo calão para com os mesmos?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
8. Você procura respeitar o seu corpo diariamente: praticando esportes, cuidando da sua alimentação, evitando consumir produtos industrializados, zelando por sua higiene pessoal, cultivando pensamento em torno de uma melhor auto-estima?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes
9. Você tem respeitado a limpeza de seu lar, sua escola, seu bairro e sua cidade diariamente? Quando você vê um ambiente sujo você faz algo para reverter esse cenário?
(a) Sim      (b) Não       (c) As vezes
10. No seu ponto de vista a humanidade, num contexto geral, tem tido consciência e respeito ao próximo e aos aspectos relacionados à natureza?
(a) Sim      (b) Não      (c) As vezes